sábado, 27 de Abril de 2024  10:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2009

Ciclista bairradino homenageado em Anadia


Atleta da CC Lugo de Espanha

O jovem bairradino Nelson Oliveira foi homenageado pela Câmara Municipal de Anadia na passada quinta-feira (dia 1). A medalha de prata conquistada nos mundiais de Mendrisio (Suiça), na prova de contra-relógio, é o mais recente resultado alcançado pelo atleta.

Num "dia de festa para o ciclismo", Artur Lopes mostrou-se orgulhoso do resultado alcançado afirmando que a modalidade volta a "escrever na sua história mais uma página de grande importância". O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo divulgou que o atleta receberá um prémio monetário de 6.000 euros, pelo segundo lugar conquistado na prova mundial.

Com orgulho e emoção, Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, recordou a altura em que viu o jovem atleta "dar as primeiras pedaladas". Fazendo referência ao Velódromo Nacional, recentemente inaugurado, o edil disse ser "um tipo de obra que só tem sentido se servir para aquilo que foi criada". Nelson Oliveira é um atleta que pode "potenciar" a infra-estrutura.

No que toca aos grandes campeões de ciclismo "não vai deixar de ser um marco".

Litério Marques terminou a sua intervenção lançando um desafio ao Sangalhos DC, clube onde o atleta iniciou a sua carreira desportiva. "O Sangalhos não pode continuar a viver do histórico", afirmou, fazendo um apelo para que o Velódromo seja usado de forma a "continuar a fazer campeões".

Bicicleta oferecida. Nelson Oliveira pedalou na Suiça numa bicicleta oferecida por um amigo, que veio propositadamente dos Estados Unidos.

Agradecendo a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Anadia, o jovem atleta aproveitou a ocasião para dirigir algumas palavras ao seleccionador José Poeira. "A medalha de prata é para todos", referiu o atleta bairradino falando também da equipa que actualmente integra.

O Sangalhos DC e a Junta de Freguesia local também presentearam Nelson Oliveira. O pai do atleta, Celestino Oliveira, antigo ciclista, recebeu igualmente uma lembrança.

Uma nova homenagem vai ser prestada ao atleta. A cerimónia está marcada para dia 7 de Novembro, e terá lugar na freguesia de Vilarinho do Bairro, onde o jovem reside.

Sangalhos primeiro clube. O Sangalhos DC foi a primeira equipa que Nelson Oliveira integrou. Iniciou o seu percurso desportivo em 2003. No ano seguinte, e até 2008, fez parte da Escola de Ciclismo Fernando Carvalho. Actualmente, é atleta da CC Lugo de Espanha.

Sagrou-se vencedor no Campeonato Nacional de Contra-Relógio cinco vezes.

A medalha de prata, conquistada recentemente no mundial em sub-23, é o melhor resultado do ciclismo português nos Mundiais de Estrada. Foi assim superado o registo de Sérgio Paulinho, medalha de bronze na mesma categoria, nos Mundiais realizados na Bélgica no ano de 2002.

Provas agendadas. O Velódromo Nacional vai receber a disputa da Taça de Portugal em Pista nos dias 17 e 18 de Outubro, e a 21 e 22, 28 e 29, de Novembro. O Campeonato Nacional de Pista realizar-se-á a 5 e 6 de Dezembro. Em 2010, Sangalhos receberá o Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista.

Rita de Freitas Gomes


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®